Observatório Político Brasileiro

Artigos assinados; clipping e crítica de notícias políticas de interesse público

Vivemos em uma "Democracia Plena" ou em uma "Democracia de Fachada"?

Não sou eu quem digo, são historiadores, professores de Economia Política e cientistas políticos. Quanto a mim, apenas concordo em que a nossa "Democracia" é mesmo de fachada, porque não cumpre todos os requisitos para ser considerada um "Estado Democrático de Direito".

Para ser uma "Democracia Plena", nos termos a que se propôs o país, deveria haver a autonomia dos poderes e isso não existe. O que existe é a subserviência de um poder ao outro, por troca de favores. Basta citar o exemplo do Poder Judiciário, onde o nosso órgão máximo de justiça, o STF, subordina-se aos interesses dos poderes executivo e legislativo. Com efeito, não possui a tão desejada autonomia e, assim, não pode produzir justiça, que tem por requisitos a "imparcialidade" e a autonomia para avaliar e, finalmente julgar. Ora, se os ministros do STF votam conforme a orientação do Poder Executivo (e às vezes do Poder Legislativo), como dizer que vivemos numa democracia plena?

O mais recente exemplo foi a votação, no STF, da demarcação da TI Raposa Serra do Sol, onde eles aprovaram, por onze votos a um, a demarcação contínua , sabidamente contrária à segurança e aos interesses nacionais. Poderiam ter resolvido o problema votando pela "demarcação em ilhas". Mas preferiram a opção errada, por orientação do próprio Governo, por sua vez, pressionado pela ONU e pelas ONGs internacionais, representantes da cobiça mundial sobre a Amazônia. Existem inúmeros outros casos, mas vamos ficar só neste. Dê a sua opinião!

Exibições: 6073

Responder esta

Respostas a este tópico

eu acho que ainda não a exercemos de fato, precisamos explorá-la mais, algumas coisas avançaram e muitas retrocederam.

Enquanto acharmos que democracia é só o voto, as coisas vão ficar onde estão.

Votar é só um primeiro passo, importante, precisa ser bem refletido, mas achar que tudo acaba aí não dá, democracia é votar, é cobrar mudanças a partir de seu voto, é ter consciência do que ajuda e do que prejudica a sociedade.

E algumas coisas mais.

bjkas

Vivi
Pois é, Vivi. Como vc disse, não basta apenas votar. Tem de acompanhar, fiscalizar as ações e cobrar. Mas, infelizmente, na questão do voto, temos o chamado "voto proporcional" (tenho um artigo sobre isso, com vídeo e tudo), somos também ludibridos: votamos num candidato e, sem saber, elegemos outro, às vezes até totalmente contrário às nossas ideologias. E isso é um vício (intencional) do sistema. Vamos continuar calados?

Veja o vídeo sobre a questão da distribuição dos votos proporconais e a explicação sobre como funciona essa pouca vergonha, aqui mesmo, nesta rede (é aquele que aparece a imagem da jornalista Lucia Hippolito).
isso tb é um assunto pra melhor se discutir, eu confesso que essa parte da lei eleitoral eu desconheço mas seria outro bom debate pra se fazer.

bjkas da Vivi
Então, Vivi. Como vc vê, são muitas as armadilhas que nos cercam, plantadas por ELES, os que nos governam. O povo brasileiro é enganado o tempo todo e nem mesmo sabe o destino dado ao seu voto ou como determinados políticos se elegeram. O vídeo da Lucia Hippolito é bastante claro e elucidativo, explicado em linguagem que qualquer um entende. Recomendo novamente que o leia, aqui no OPB.

Para debater isso, convide outros amigos seus do PSOL ou de outros blogs ou redes. Este debate também e interessante e esclarecedor.
Ivo, Pela nossa Constituição somos Um País Democrático de Direito A República é representada pelo Executivo,Legislativo e Judiciário. A função do Legislativo é de fiscalizar o Executivo, aprovar as Leis,...O Executivo (Lula) não respeita emite Medidas Provisórias; - o Legislativo para tudo, para aprová-las por ser urgente, e o Presidente do Congresso conivênte aceita sem impôr disciplina.por parte do Executivo que nos últimos 15 anos não respeitou o Congresso devido ao nepotismo e corrupção; - tanto que nunca vimos ser aprovada uma Lei que favorecesse a população brasileira; - O Judiciário atua igual ao Executivo; - não respeita Juízes, Polícia Federal, MPF, e Procuradoria ; -o STF tornou-se o Rei dos Habeas Corpus; - A Constituição diz: "Aquí quem manda é a Lei" Quem manda? a ditadora sionista ONU? que pediu e o Lula correu com os 10 milhões ; - O sionista Mangabeira Unger eleito pelo Lula implantou com urgência a MP 458,o congresso aprovou, Lula transformou em Lei na íntegra, Lei que contém parágrafos que coloca em risco a Soberania da Amazônia. O que fez o sionista Mangabeira? fugiu se mandou para os EUA "missão cumprida até a próxima". O que fez o Lula em seguida? foi para os EUA não querendo mais parcitipar do G8 e sim do G20 sendo que o Brasil não tem estrutura para atender as normas impostas pelo G20 se não cumpridas as taxas são altíssimas ; - mas para o G20 Lula já conta com o desmatamento da Floresta Amazônica para exportação de Carne, alcoól da cana de açucar, soja, madeiras e... com isto a Amazonia estará desvastada em três a quatro anos ; - para maior espanto ainda o Lula disse nos EUA que os G20 devem partir para uma Única Ordem Mundial. é espantoso como este pessoal que participou do Golpe de 1964 que acabou com Jango são apaixonados pelo Tio Sam.
Portanto Ivo, devemos lutar, protestar, cobrar dos políticos insistir; - a meu ver vivemos uma Ditadura Democrática.

Com certeza em uma democracia de Fachada. Olhem as fontes do grande filósofo brasileiro Olavo de Carvalho.

Muito odiado nesse país de marxistas, por sinal.



Douglas disse:

Com certeza em uma democracia de Fachada. Olhem as fontes do grande filósofo brasileiro Olavo de Carvalho.

Enquanto houver maioria que engole esse marxismo cultural e o politicamente correto, então teremos sérios problemas nesse país.

Muito odiado nesse país de marxistas, por sinal.

Concordo plenamente coim sua proposiçao,contudo devemos levar em conta que ainda somos uma nação ainda dominada por interesses "globais" e mundiais onde não somos nem donos de nossos interesses quanto mais interesses que envolvem ONU e ONGS,onde no caso da Amazonia teem passagem livre pelos setores da FUNAI no solo indigena e os Brasileiros teem que ser limitado um determinado  horario de entrada pelos proprios diregentes de ONGS com puro interesse extrativista e comercial deste territorio.

Prezado Ivo, hoje conhecendo um pouquinho mais do que acontece pelo mundo influenciado e determinado pelos

Illuminats-sionistas, cruéis, egoistas que em busca da nova ordem mundial sacrificaram os povos do mundo influenciaram governos,  mestraram os líderes governamentais nas escolas de submissão contínua, para que se tornassem robôs atendendo a seus comandos, fica muito difícil dizermos o que está se passando e qual será o futuro do mundo global.

Leia a postagem que coloquei hoje, que alerta foi dado em 1961, mas... os sionistas correram, agiram,  apenas para usurpar, expropriar, matar, traficar, construir túneis de escape e fuga! será que conseguirão? acredito que não. Enquanto o povo  silenciado, sofrido, transformados em que? em nada... aguardam por dias melhores... Eta! Ivo... é difícil de aceitar enfim, bola para a frente.

Abraços,

Marilda Oliveira

 

Obviamente a nossa democracia e so fachada e continuara sendo enquanto a troca de favores, o interesse partidario, o interesse pessoal, persistirem. A imprensa  favorece esse cenario, pois tambem tem interesses e deixa de atuar como

seria o seu papel

Na amazonia, o exemplo Raposa Serra do Sol e so o começo do que esta  para vir !

 

 

Sim, Sergio Antonio Baldassi existe em Roraima os mercenários prontos para o abate camuflados por detráz das Ongs.

Os índios não conseguem enxergar hoje o que acontecerá no futuro “próximo”; passou da hora das Forças Armadas intervirem para conter estes crimes cometidos contra o fragilizado povo brasileiro principalmente os índios; e tudo pela ganância, pelas terras ricas em minérios. E tudo o que está acontecendo de pior hoje em Roraima/Amazôna brasileira, devemos responsabilizar a imprudência, a falta de visão... do STF (Supremo Tribunal Federal) que ao demarcar as terras contínuas da Raposa, apenas virou à página e assinou, endossado pelo ex-presidente Lula da Silva em obediência as determinações do ministro[.]/Yankee Mangabeira Unger que também redigiu, exigiu,cobrou a MP158 s/a "privatização" da Amazônia, e o ex-presidente Lula da Silva assinou, sem se importar com suas promessas de campanha política quando dizia: que as terras brasileiras pertenciam aos brasileiros e não aos Yankees. 
Porque?... Nelson Jobim impôs ao general Elieser Monteiro Filho, Comandante da 1ª Brigada de Infantaria e Selva de Roraima, de acompanhar o ministro Extraordinário de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, numa reunião do CIR (uma ONG com relações estrangeiras) com os índios tuxauas, dentro da área da Raposa/Serra do Sol, na localidade do Barro? 

A pior ditadura é a civil. A nação brasileira está passando por esta situação, ou seja, uma ditadura dos presidentes que não escutam ninguém, que agem de forma ilegal e faz prevalecer suas vontades.

“É uma pena que a gente tenha o governo Federal que não escuta as pessoas, eles agem apenas pelo populismo”

Leia... http://niobiomineriobrasileiro.blogspot.com/2010/12/roraima-amazona...

Saudações,

Ivo, Marilda ! 

O tema Amazonia sempre me fascinou. Minhas opiniões  são movidas pelo bom senso , pela sensibilidade,ja que materias publicadas pela imprensa são rarissimas e distantes. Nosso proximo governante a ser eleito pelo povo que

ja pensa em Netinho p/prefeito da 3a.maior cidade do mundo, voltara a incorrer nos mesmos erros com relação a Amazonia. Mas agora tera pela frente desafio maior, que e o enfrentamento das invasões por potencias em busca de territorios que contenham agua, muita agua  ,o principal bem da humanidade que na verdade ja acontece provavelmente. Sera que nossas Forças Armadas estão preparadas para o confronto !

 

Abraços                                                              

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


sergio antonio baldassi disse:

Obviamente a nossa democracia e so fachada e continuara sendo enquanto a troca de favores, o interesse partidario, o interesse pessoal, persistirem. A imprensa  favorece esse cenario, pois tambem tem interesses e deixa de atuar como

seria o seu papel

Na amazonia, o exemplo Raposa Serra do Sol e so o começo do que esta  para vir !

 

 

Responder à discussão

RSS

Noticiário Recente

*** Em atualização ***

Links Indicados:



Visitantes, a partir de 06/05/2009:

Efeitos Especiais


Assinar o feed


diHITT - Notícias


© 2017   Criado por Ivo S. G. Reis.   Ativado por

Relatar um incidente  |  Termos de serviço